top of page

DISCURSO DE FUNDAÇÃO DA AJL (27 de abril de 2017)


Hoje é um dia em que nos lembraremos por muitos anos, dia em que nossos filhos e netos, e demais descendentes comentarão sobre. Dia em que o movimento literário em João Lisboa será referenciado. De fato, esta data de 27 de Abril de 2017, trás uma energia importante, considerando que estamos na Semana Mundial do Livro, dia também em que a nossa academia de letras irmã de Imperatriz também aniversaria, uma prova de que João Lisboa e Imperatriz caminharam e sempre caminharão fraternalmente de braços dados. No quesito particular, este dia também é um dia em que se alinha a uma data familiar, direcionada a esta pessoa que vos fala, pois é o dia em que meu pai, o saudoso José Ribeiro da Silva, popular Zé Indústria, que recentemente nos deixou, completaria 74 anos.


Fundar uma Academia de Letras não é uma ação comum, muito menos simples de se concretizar, pois, embora tenhamos alcançado o mérito e o êxito de aqui estarmos, muitos foram os desafios levantados, mas, vencemos! A descrença que este projeto seria apenas uma ideia, e não uma expressa realidade, passou. Hoje, seguiremos para a eternidade, pois, escreveremos nossos nomes na História da hospitaleira Gameleira. A “nossa João Lisboa”, que fazemos questão de assim chamar, pois, agora, mais do que nunca somos parte dela. A mesma nos recebeu de braços abertos, e nos honrou com a oportunidade de representa-la literariamente. Já dizia Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, porém, nós decidimos ir à luta, para vivenciarmos a diferença, para sentirmos o prazer do desenvolvimento desta cidade pelas mãos das ações culturais.


Muitos ainda desconhecem o poder e a importância de uma Academia de Letras bem desenvolvida para uma sociedade, entretanto, com as Bênçãos do Criador, haveremos de mostrar a realidade prática de um movimento literário, livre de impedimentos e dogmatismos, que infelizmente, são responsáveis pelo afastamento e distanciamento da comunidade. Afirmamos que caminharemos lado a lado com a sociedade joão-lisboense, as crianças e os jovens desta cidade são os nossos principais motivos de estarmos aqui hoje, e por meio deles transformaremos a vida de muitas pessoas, pois, o princípio evolutivo de um lugar, depende de como as pessoas pensam e reagem sobre o Mundo. Faremos da Academia Joãolisboense de Letras, nossa ferramenta socioeducacional e cultural.


Trabalharemos com ações possíveis de serem cumpridas, pois, temos a nosso dispor uma parcela de ilustres pensadores, de todas as esferas sociais, dos mais variados campos profissionais e intelectuais, que no momento certo haverão de desempenhar seus respectivos papeis, da melhor maneira possível.


Estarmos aqui hoje, não é um mero estado de demagogia ou palavras vãs. Estarmos aqui hoje, é uma afirmação de que somos fortes, e alcançaremos nossas metas, e aplicaremos nossos valores. Em um futuro não tão distante, esperamos que as pessoas em geral, possam nos compreender na essência, possam conhecer este movimento, e em especial, possam enxergar o antes e o depois deste dia histórico, para a cidade de João Lisboa.


É com imenso prazer que, em nome de todos os presentes, em nome da memória dos patronos propostos, e dos que ainda serão propostos, em nome dos cidadãos joão-lisboenses, e de todos aqueles que nos apoiaram direta ou indiretamente, é que me direciono para expressar a minha eterna gratidão.


Que tenhamos êxitos sempre!

João Lisboa–MA, 27 de abril de 2017.

Honrosamente,

José Ribeiro da Silva Júnior

Fonte para referência:


SILVA JÚNIOR, José Ribeiro. Discurso de Fundação da AJL. Assembleia Geral Constituinte - 27 abr. 2017. João Lisboa: AJL, 2017.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page